GM - GERAÇÃO MISSIONÁRIA

3 º Passo: Estudo Bíblico

O terceiro passo, que é ensinar a Bíblia, é uma demonstração de amor e carinho pelo amigo que está chegando na comunidade, ele completa o objetivo do processo GM. Veja bem! Esse processo atente os dois grupos, ele está formando missionários que já pertencem a família Adventista, mas que nunca tiveram o interesse em viver a missão, e ao mesmo tempo está transformando amigos em discípulos de Cristo, isso quer dizer que enquanto sua comunidade vive a missão, novos missionários são formados e depois são enviados para formar novos missionários novamente.

É possível que em sua comunidade tenha alguém que não consiga dar estudos bíblicos, é tímido ou nunca se interessou pelo assunto, isso faz parte do processo, é nosso dever ensinar esses membros a darem estudos bíblicos, a comunidade precisa ter estratégias de capacitação e ensino para que todos experimentem essa emoção de ensinar a bíblia à um amigo.

Como ensinar a Bíblia para um amigo?

Elite Missionária

Participar do treinamento “elite missionária” promovido pela Missão/distrito.

Duplas Missionárias

Participar do treinamento de duplas missionárias promovido pelo distrito.

Reencontro

Realizar treinamentos de como dar estudos com membros adventistas da comunidade em um dia diferente do encontro oficial.

Ministério Digital

Estudar os materiais oferecidos pela plataforma digital do ministério pessoal da Missão do Tocantins.


O que fazer se eu não souber dar estudos bíblicos?


Mesmo com todos esses esforços é possível que alguns ainda tenham dificuldades em dar estudos bíblicos, esses devem ser desafiados a participarem de forma ativa dos projetos missionários, criando vínculos de amizades e indicando esses amigos para receberem estudos bíblicos.

Exemplo: Paulo tem dificuldades de dar estudos bíblicos, é muito tímido, mas ele tem amigos no seu bairro, escola, trabalho que pode convidar para participar da comunidade, ou realizar os projetos missionários com ele. Em algum momento quando esses amigos de Paulo já estiverem vivendo o relacionamento na comunidade ou nos projetos missionários, Paulo pode convidar um membro que saiba dar estudos bíblicos para acompanhá-lo no estudo com esses amigos, ou poderá direcionar esses para uma classe bíblica.

Ferramentas para estudos bíblicos

Estudos Impressos

Estudos bíblicos impressos oferecidos pela Missão do Tocantins

Estudos Digitais

Plataforma de estudos bíblicos on-line do ministério pessoal no site da Missão do Tocantins.

Assista a reportagem e veja os resultados do uso dos estudos bíblicos on-line durante o Missão Calebe

Como realizar uma colheita GM?

Ao longo do ano, a comunidade terá oportunidade de realizar colheitas dos amigos que estarão recebendo estudos bíblicos, isso quer dizer que você irá colher o que plantou.

Importante:

Essas são as datas que estarão no roteiro da maratona missionária, mas sua comunidade poderá realizar em qualquer outra data que atenda as necessidades específicas da mesma.

Sugestão de planejamento de uma colheita em comunidade:

Local

O local é o primeiro requisito a ser avaliado para uma colheita ter sucesso, a colheita pode acontecer na comunidade, em uma garagem, escola, praça pública ou atá mesmo na igreja local, desde que o público alvo tenha condições favoráveis de estar presente.

Lista de amigos

Só colhe o que se planta, então a colheita será feita com os amigos que foram alcançados pelos projetos sociais da comunidade, e é por isso que é necessário que se tenha o controle dos nomes, endereços e, se possível, telefones de todos os amigos que foram beneficiados pelos projetos. Esses amigos devem estar recebendo estudos bíblicos e sendo acompanhados pela comunidade. Compartilhe os nomes destes com os membros e os deixem responsáveis pelos convites diários, esse convite pode ser pessoal ou pelo Whatsapp.

Tema

O tema escolhido para a colheita precisa ser o fechamento de um ciclo de estudos realizados pelos os amigos, não pode ser temas repetidos, precisa está focado no direcionamento de uma tomada de decisão, que seja apelativo para a entrega a Cristo Jesus. Converse com seu pastor ele lhe dará todas as informações necessárias para a escolha de um tema.

Duração da colheita

A colheita pode durar uma semana, quinze dias ou mais, esse período precisa ser definido em grupo colocando sempre em pauta a disponibilidade dos amigos que serão alcançados.

Orçamento

Esse é um ponto muito importante do planejamento da colheita. Quais são as despesas mais comuns em uma colheita?

Algumas funções importantes na colheita:

  • Recepcionista
  • Pessoa responsável pela ornamentação
  • Sonoplasta
  • Orador
  • Pessoa responsável pelas músicas e os louvores
  • Pessoa responsável pelo sorteio
  • Pessoa responsável pelo lanche

Importante:

Uma colheita bem sucedida não está relacionada a quantidade, e sim ao preparo que o amigo teve antes da colheita. É possível que em uma comunidade com 10 pessoas, 5 se batizem e em uma com 50, não tenha nenhum batismo, tudo vai depender do preparo que aconteceu antes. Cada comunidade tem uma realidade, aqui estamos passando apenas sugestões que podem ser adaptadas dentro de cada realidade.